Mensagem do Reitor › 01/01/2019

Missão Extraordinária – Espiritualidade

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco, durante o Ângelus, anunciava publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de seu predecessor, o Papa Bento XV. Nesse mesmo dia o Santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente do comitê supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente por meio de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

O tema do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019, é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O objetivo desse mês é despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

Conheça as propostas da Congregação para a Evangelização dos Povos e das Pontifícias Obras Missionárias que as Igrejas particulares podem seguir:

– Organizar uma celebração diocesana ou nacional para a abertura do Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019;
– Celebrar a vigília missionária com o tema proposto pelo Santo Padre;
– Propor uma celebração eucarística em nível diocesano para o domingo do Dia Missionário Mundial;
– Propor que pequenos grupos de pessoas ou famílias se reúnam pelas casas para rezar o Santo Rosário com intenções missionárias, inspirados na intuição original da Venerável Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra Missionária da Propagação da Fé;
– Promover uma peregrinação mariana ou a um santuário, pela memória de santos ou mártires da missão;
– Promover coleções de ofertas e doações econômicas para apoiar o trabalho apostólico missio ad gentes e a formação missionária;
– Propor aos jovens uma atividade pública de anúncio do Evangelho;
– Organizar uma celebração diocesana ou nacional para o encerramento do Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019.

A ideia central nesse processo de preparação para o MME (Mês Missionário Extraordinário) é inserir dentro da programação ordinária e habitual das Igrejas locais a temática e o espírito desse mês, visando à conversão pastoral missionária. Será uma ocasião para despertar, animar e não cansar as comunidades.

Pe. Carlos Nascimento
Reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – Campinas, SP