Pastorais e movimentos

“A missão do Magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo com seu Povo; deve protegê-lo dos desvios e dos desfalecimentos e garantir-lhe a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica. O ofício pastoral do Magistério está assim ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para exercer este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes. O exercício deste carisma para assumir várias modalidades.” (LG 31; cf. Catecismo da Igreja Católica, 890)

Toda ação da Igreja que se fundamenta na missão de Jesus e visa à implantação do Reino de Deus é uma pastoral. A pastoral tem o objetivo de concretizar a mensagem da Boa Nova nas estruturas sociais e no testemunho diário e constante, atualizando as atitudes de Jesus como bom pastor (inclusive, a palavra “pastoral” vem de “pastor”).

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, sendo mais ligados à vida pessoal dos fiéis, visando à espiritualidade e à vivência de diferentes aspectos da fé.

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade:

Auxílio Fraterno

Cerimonial de Casamentos

ECC

ECC - Encontro de Casais com Cristo

Encontro de jovens com cristo (EJC)

EJC

Grupo de Jovens: Jovens Reflexos de Cristo

Grupo de Oração

Grupo de Teatro Decisão

Novena Perpétua de Nossa Senhora de Guadalupe

Oficina de Emoções