ECC

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com Justiça Social.

“A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja”
O ECC quer contribuir decisivamente para essa evangelização. Quer ser um instrumento importantíssimo dentro dessa dinâmica evangelizadora.
O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja, em favor das famílias, que teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo – SP, por iniciativa do Pe. Afonso Pastore. Nasceu da inquietude de um sacerdote que está dedicando seus quase 30 anos de vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.
“Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade”(Pe. Afonso Pastore)
O ECC hoje é uma realidade do Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em aproximadamente 150 (Arqui)Dioceses.
Diante dessa acelerada expansão do ECC, procurando cumprir com sua ação missionária objetivando manter bem vivo o espírito inicial do ECC, suas finalidades e características, sua unidade e integridade, fazia-se necessária a elaboração de um documento, em nível Nacional, que pudesse dar a todas as (Arqui)Dioceses e Paróquias uma orientação segura, procurando aprimorar sua linha evangelizadora.
Não se trata de elencar “leis”, de montar estruturas e burocratizar o Encontro, nem de buscar perfeccionismo ou de “melhorar o Encontro”, mas sim de procurar preservar o espírito inicial do ECC, seus objetivos, suas características, assim como ele foi criado, protegendo-o da tentação de mudá-lo ou efetuar “adaptações” que o desfigurem e desvirtuem totalmente. Leve-se em consideração, ainda, que se trocam anualmente os Casais Dirigentes de 1º Etapa e, de dois em dois anos, os Dirigentes de 2º e 3º Etapas, havendo, portando, necessidade de subsídios e orientações precisas para os que assumem, preservando essa integridade do espírito do ECC.
O próprio Pe. Afonso Pastore, em seu pronunciamento no VII ENCC de Ribeirão Preto – SP em Julho de 1985, afirma: “A pregação dos apóstolos foi o anuncio do amor de Jesus vivo e presente, do Espírito do Senhor presente e atualmente na comunidade. Depois vieram as Cartas e os Evangelhos para que essa mensagem de amor não se perdesse ou fosse deturpada”.
Movidos por esse espírito, procurando atender às solicitações da grande maioria das (Arqui)Dioceses e Paróquias, sentidos a necessidade e existir um documento único (pois várias Dioceses do Brasil, por iniciativa própria, começaram a editar Diretrizes, Normas, Disposições), o II Encontro Regional Sul de Casais com Cristo, realizado em Julho de 1984, em Porto Alegre – RS, aprovou as proposições da criação de um documento em nível Nacional. Assim, também, o III Encontro Nacional de 2º Etapa do ECC, realizado em Outubro de 1984, em Salvador – BA aprovou a proposição no sentindo da criação desse Documento Nacional, contendo as normas para o ECC em suas Três Etapas.
Dessa forma, o Encontro de Casais com Cristo estará contribuindo para que as famílias se constituam em “Igrejas Domésticas”, em “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé”, e “Promotoras do Desenvolvimento”, e tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”
O ECC tem como Objetivo; a inculturação da evangelização “Igreja Doméstica” e “Santuário da Vida”, e despertar os casais para as pastorais paroquiais.
O ECC e suas Etapas; o ECC é desenvolvido em 3 Etapas, que o casal terá maior conhecimento após fazer a 1º Etapa “O Despertar”.
O ECC e as suas Finalidades; despertar casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges, levar casais da Paróquia a atuar nos seus diversos setores, procurar casais afastados da vida cristã, despertar nos casais a vocação religiosa.
A ESPIRITUALIDADE; é a tônica do ECC, que se fundamenta em cinco pontos básico; DOAÇÃO, POBREZA, SIMPLICIDADE, ALEGRIA E ORAÇÃO.

Veja as datas dos Pós Encontros de 2016:

IMG-20160314-WA0018

ORAÇÃO do ECC:

Vinde Espírito Santo,enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos,
Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da Sua consolação.
Por Cristo Senhor Nosso,
Amém.