Oficina de Emoções

As Oficinas de Emoções são um projeto da Casa de Maria, que tem como objetivo contribuir para a paz no mundo através do resgate da paz de dentro do ser humano.

São grupos de apoio emocional realizados de forma sistemática, em reuniões abertas e gratuitas, onde os participantes podem fazer um processo de autoconhecimento através de temas simples e de fácil compreensão para qualquer tipo de público.

Benefícios

As Oficinas de Emoções ajudam diretamente as pessoas que a freqüentam e indiretamente as famílias, os amigos e a comunidade em que estão inseridas.

O resultado de toda essa caminhada é um indivíduo em paz consigo mesmo e portanto mais saudável para a sociedade.

Acreditamos que a guerra exterior é conseqüência da guerra nos corações dos seres humanos, se trabalharmos pela paz dentro de nós estaremos evitando as guerras do lado de fora.

A doença emocional está por trás da violência e criminalidade tão comuns nos dias de hoje. A solução não está em construirmos mais cadeias, aumentarmos policiamento ou colocarmos mais grades e cadeados em nossos lares, pois atrás de tudo isso, existe um doente emocional não tratado. É Imprescindível trabalharmos na prevenção e recuperação do equilíbrio emocional !

Princípios das Oficinas de Emoções

Acreditamos que frequentando sistematicamente os grupos, a pessoa naturalmente, terá uma nova visão sobre si mesma e sobre as pessoas a sua volta, podendo atingir:

– A Calma
– A Escuta
– A Compreensão
– A Utilidade dos fatos
– A Adaptação
– A Perseverança

A Gentileza

Funcionamento das Oficinas de Emoções

As Oficinas de Emoções funcionam em forma de reuniões semanais, abertas e gratuitas, com cerca de duas horas de duração, onde são apresentadas, gradativamente, ferramentas simples e eficazes para o processo de autoconhecimento.

Em cada semana, a Oficina traz um tema, e quanto mais a pessoa participa mais é beneficiada !

As reuniões são dinâmicas e procuram seguir um padrão onde as etapas são:

– Acolhimento
– Descontração
– Apresentação do tema através de histórias e parábolas
– Partilha do tema em pequenos grupos

– Conclusão do tema
– Dicas práticas para a semana
– Exercício de introspecção

As reuniões ocorrem todas às segundas-feiras no Progen – Progeto Gente Nova, situado à Rua Castel Nuovo, 699 – Vila Castelo Branco, no horário a partir das 19:30 horas.

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: