A mensagem de Aparecida

Não há visões nem palavras da Virgem de Aparecida. Mas, há uma mensagem bem clara, que brota da próxima imagem e do contexto histórico em que ela apareceu no rio Paraíba.

1.MARIA APARECIDA NOS TRAZ JESUS: a imagem pequenina é uma escultura da Imaculada Conceição. Ela está grávida, porque a missão de Maria é oferecer-nos Jesus, fruto bendito do seu ventre.

2.MARIA APARECIDA NOS REÚNE EM COMUNIDADE: a cabeça vem separada do corpo. Como Maria é sinal e tipo da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo e o próprio Cristo, como Cabeça de uma humanidade. É preciso unir a cabeça para que o povo se torne Corpo místico de Cristo.

3.MARIA APARECIDA NOS CONVIDA A SER IGREJA: foi pescada e colocada dentro de uma barca. A barca é o símbolo evangélico da igreja de Jesus. Ela nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes fiéis e ativos.

4. MARIA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: tem as mãos postas em oração, revelando seu papel de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos a nos unir a ela em oração.

5.MARIA APARECIDA NOS ENSINA A SER HUMILDES: a imagem pequenina de 36 cm apenas, quase que se esconde dentro da imensa Basílica. É preciso ser humilde para que o senhor possa fazer grandes coisas em nossas vidas.

6.MARIA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância do nosso nascimento e da confissão, como purificação e perdão.

7.MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS POBRES: faz-se pescar por 3 pescadores pobres e trabalhadores. A pescaria milagrosa os liberta da ameaça dos poderosos. E as casas desses pescadores tornam-se o primeiro templo de nossa Senhora Aparecida.

8.MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada.Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial a anuncia a esperança de libertação.

9.MARIA APARECIDA É ESPERANÇA DE UNIDADE: partida em 165 pedaços por um doente mental, seu corpo foi restaurado por mãos carinhosas e sua unidade foi refeita. Ela nos mostra que sempre é possível reconstruir a unidade dentro e fora de nós, através do carinho, da reconciliação, da paciência.

10. MARIA APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso.É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.

Por Pe. José Ulysses da Silva, CSsR

1 Comentário para “A mensagem de Aparecida”

1. ANTONIO CARLOS SAMPAIO PASSOS disse:

Meus agradecimento pelo Diploma que me foi concedido pelo SANTUARIO NOSSA SENHORA APARECIDA, cordialmente Antonio Carlos Sampaio Passos