Avisos Paroquiais

Fim da marcação das missas: A partir de 21 de agosto não será mais necessário fazer inscrição para as Santas Missas do Santuário e Comunidades. A entrada será controlada por ordem de chegada, visto que não estamos atingindo o limite de lotação estabelecido pelas autoridades.

Santuário Nossa Senhora do Guadalupe

Rua Sophia Velter Salgado, s/nº - Vila Castelo Branco - Campinas, SP

+55 19 3227.5492

Homenagem ao aniversário natalício do nosso reitor Pe Carlos

Querido amigo Carlos Nascimento:

Hoje podemos, mais uma vez, aniversariar com você.  Alguns podem pensar que o correto seria comemorar seu aniversário mas nós queremos fazer mais do que isso. Nesta oportunidade, diremos e repetiremos o quanto sua experiência de vida tem nos acompanhado nos últimos 10 anos e isso tem nos feito pessoas muito mais interessantes. Você nos dá mais uma oportunidade de iniciar, de recomeçar e, com isso, podemos contar o que aprendemos, vivemos e compreendemos que a vida é o dedicar da nossa vida para ajudar os outros.

Como disse Cora Coralina: “não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. A poetisa goiana nos convida a olhar para o afeto, tocar o coração das pessoas, coisa que você, Carlos, é especialista: você é atento, preocupado, disciplinado, dedicado, persistente, responsável, amigo, discreto, ético, sincero, leal, prestativo, são tantos adjetivos, que passaria a noite elencando-os.

Afeto é o poder de afetar as pessoas. Sua vida MARCA nossas vidas pois sentimos você nos momentos de alegria, mas também em nossas dificuldades; aquela visita inesperada apenas para ver se tudo está bem (mesmo sabendo que não está!), aquele abraço apertado que nos faz sentir acolhido, confortável, a preocupação com o outro. Aquela mão sempre estendida, aquele olhar sempre atento para nos apoiar.

É nítido em você a resposta fiel ao chamado DIVINO: o sentir-se realizado ao se dedicar aos outros; durante o período de pandemia, ao olhar a nave vazia da igreja, teve que reinventar-se para então agora dedicar ainda mais à família, aos amigos, à própria Igreja.

Seu afeto chega nas palavras, sempre bem escolhidas e bem colocadas. Você disse recentemente em uma homilia: “a salvação é coletiva”. E Cora Coralina completa: “A vida é boa. Saber viver é a grande sabedoria. Fazer bem feito tudo o que houver de ser feito”.

Outro poeta brasileiro, Mario Quintana, dizia: “a arte de viver é simplesmente a arte de conviver”. E nós, paroquianos do Santuário Nsa. Senhora de Guadalupe, sabemos como é difícil para você conviver com muitas pessoas, como deixar-se conhecer e se abrir a cada novo Desafio que Deus coloca em sua vida…

E a única certeza que temos é que um dia nos deixará, irá pastorear outras ovelhas. Por isso aproveitamos cada momento, cada dia, cada homilia, cada conversa e cada encontro. Saiba, Carlos, que apesar dos números que completamos a cada ano, sua marca ficará para sempre em nossos corações. Seu aniversário é também o nosso aniversário, seu renascimento é também o nosso renascimento.

Este Carlos que é José de Nascimento, neste ano tão especial em que o Papa Francisco institui o ano de São José patrono da igreja, comemoramos o José de Carlos que é o patrono protetor cuidador amigo, pai adotivo dos paroquianos e paroquianas de Nossa Senhora de Guadalupe.

Feliz aniversário.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Newsletter