Mensagem de Páscoa

Queridos irmãos e irmãs,

cristoressuscitadoCelebramos a maior festa da vida cristã, a Ressurreição de Jesus. Durante o tempo da Quaresma, fomos convidados a fazer com ele a experiência do deserto. Ir ao deserto da nossa vida e da nossa existência para enfrentarmos nossas fraquezas e tentações.

Durante a caminhada quaresmal nos propomos a penitências, jejuns, orações e obras de caridade. Para que, ao nos aproximarmos da Páscoa, pudéssemos ter o nosso coração mais próximo de Deus, e ter a nossa vida mais conformada com a Sua vontade.

A Palavra de Deus neste período nos chamou à conversão e, em especial, a Igreja do Brasil pediu que voltássemos nossos olhares e nossos corações para a situação do tráfico humano, em todas as suas formas e níveis. Ser verdadeiramente um cristão, em constante processo de conversão, exige de nós o olhar para as situações de pecado e de morte, exigindo uma atitude de transformação e de mudança, transformando o deserto do pecado e da morte, no oásis da vida em plenitude.

Celebramos com fé a Semana Santa, como um momento propício de com Jesus, caminharmos ao encontro de nossa própria Cruz, para com Ele ressuscitar. No tríduo Pascal, iniciando com toda a nossa Arquidiocese a missa dos Santos Óleos, na qual são bentos os óleos dos catecúmenos (utilizado nos batizados), óleo dos enfermos e consagrado o óleo da Crisma. Nesta celebração todos os padres renovam suas promessas sacerdotais que fizeram no dia da sua ordenação, para continuarem sendo no meio do povo um sinal do Cristo Bom Pastor.

Em nossa Paróquia com a Celebração do Lava-pés, lembramos o compromisso de todo o cristão, como seguidor de Jesus, ser servidor do irmão, principalmente dos mais pobres e necessitados. Em torno de Jesus, presente na Eucaristia, rezamos por todos nós, por nossas famílias, por nossos enfermos, pela nossa Igreja. Ao pé da Cruz de nosso Senhor, experimentamos a Graça do seu Amor por toda a humanidade, tomamos consciência do seu ato redentor, se entregando para a nossa salvação. Com nossos corações jubilosos, anunciamos com toda a Igreja, a alegria da Ressureição, que a morte não tem a última palavra e que Jesus venceu e, com ele, também ressurgimos para uma vida nova.

Quero de modo especial agradecer a cada um que fez essa caminhada conosco! A todos os agentes de pastorais que se empenharam para que cada momento e cada celebração transparecesse o mistério celebrado. Agradeço de modo particular a todos os fiéis de nossa Paróquia e de outras comunidades.

Desejo que todos tenham uma santa e feliz Páscoa, que o Senhor Ressuscitado se faça presente em sua vida e em sua família! Desejo de coração que o Senhor abençoe cada família e sempre nos cumule da alegria e da esperança na vida!

Pároco.