Santuário Nossa Senhora do Guadalupe

Rua Sophia Velter Salgado, s/nº - Vila Castelo Branco - Campinas, SP

+55 19 3227.5492

Mensagem do Reitor › 01/09/2016

A palavra de Deus é ou parece igual?

Bible2A palavra “Bíblia” era o nome de uma cidade fenícia grande e famosa por produzir e exportar papiros, essa cidade se chamava Biblos, que originou a palavra biblion, que significa livro, e desta palavra derivou-se mais tarde “ta biblia”, que se traduz por “os livros”. O seu plural grego é bíblia, transformando-se no latim posteriormente em um nome feminino singular, Biblia. A Bíblia é o vocábulo com que se designa o conjunto dos livros sagrados do cristianismo e parte do judaísmo. A palavra se mantém no português e no espanhol na forma original grega.

Outra coisa que é importante lembrar é saber distinguir uma Bíblia católica de outra que não é. Um elemento importantíssimo é pegar a Bíblia e olhar depois da capa se vem uma folha descrevendo o nome da Bíblia, depois vem uma pequena, mas importante, inscrição em latim, imprimatur, acompanhada de data e do nome da autoridade eclesiástica que legitima o texto que adquirimos, certificando se o seu conteúdo está de acordo com a doutrina da Igreja Católica, portanto, nem todas as Bíblias são iguais em conteúdo, tradução, muito menos nas verdades que estão ali contidas. Você já reparou se a Bíblia que tem em casa, contém esse elemento que acabamos de descrever?
Dê uma olhada.

Outro destaque que farei é com relação a visitas aos sites da internet buscando citações bíblicas. Muitas vezes não percebemos pequenas, mas significativas, expressões que modificam completamente o sentido e a doutrina. Nós, católicos, escrevemos uma citação com a abreviatura dos livros, mais o número do capítulo, separado com vírgula, seguido dos versículos, separados entre eles separados por traço, ponto ou ponto e vírgula, de tanto a tanto. Escreve-se assim:

biblia

Se encontrar outra forma saiba que não é católica, não é tradução oficial, não contém a doutrina católica, não vale apena ser
copiado, pois não condiz com o que acreditamos, portanto, não utilize o trecho, busque sites católicos, com doutrina católica.

Espero que com isso possa ajudá-lo a fazer escolhas certas.

Aquele que diz “Eu conheço mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele” (1Jo 2,1).

Pe. Carlos Nascimento
Reitor do Santuário Nossa Senhora
de Guadalupe – Campinas, SP

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Newsletter