Mensagem do Reitor › 04/05/2016

A fiel entrega de Maria

nossa-senhoraPor Pe. Carlos Nascimento

“Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, Sua mãe e a irmã de Sua mãe, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.” (Jo 19,25)

Que belo testemunho a Virgem Maria ofereceu à humanidade inteira ao dar em sua vida o anúncio do Evangelho que Jesus apresentou a todos nós. Evangelho esse que Maria aprendeu na sua profundidade, assim como na radicalidade que ele pede a cada um de nós, ao dizermos “sim” no nosso Batismo, na nossa 1ª Eucaristia e na nossa Crisma. Afirmações sucessivas que comprometem o agir cristão, não somente para dizer que se pertence a um projeto de vida, mas também que se compromete a conquistar muitos outros para ajudar nessa mesma missão.

Maria, depois de seu “sim”, não deixou mais de fazer coisas e mostrar caminhos a todos que queriam se achegar a Jesus. Ela foi e é aquela que em toda a História não deixou de apresentar os seus filhos a Jesus. Primeiro para que se convertessem, depois para que rezassem, deixando os caminhos que não levam a Cristo. Ela vai com toda a sua meiguice conquistando e fidelizando os fiéis ao projeto de seu filho Jesus.

Uma das coisas que gostaria de destacar na caminhada de Maria junto à humanidade tem sido a fidelização ao projeto do Pai, apresentado por Jesus. Quantas vezes a Virgem Maria apareceu a pessoas durante a história da humanidade e sempre orientou, pediu e ofereceu formas para que cada um pudesse mudar de rumo em sua vida e voltar para Deus, dizendo até as graves consequências se isso não acontecer. Mas a mudança passa a ser muito discreta, num determinado momento, e depois voltamos ao ritmo normal, mera empolgação, que continua regendo muito do nosso tempo, mas sem o aprofundar de uma fé sólida que consiga superar as dificuldades, alimentar a esperança, conquistar a vitória. É algo superficial, sem constância, que vai levando cada pessoa a buscar mais e mais sem encontrar o que na verdade é o essencial para sua vida, que é o Amor de Jesus por cada um de nós, que é constantemente apresentado pela Virgem Maria.

A presença materna e perene de Maria na caminhada do mundo deixa bem claro que Deus está preocupado constantemente conosco e deseja que fiquemos do Seu lado na luta contra tudo que venha a oferecer risco contra o Seu projeto de amor, em que Maria é o maior e o mais fiel exemplo dessa sintonia e seguimento. Ela traz em sua vida as marcas do seu amor constante e desejoso de levar-nos ao Pai por meio de seu filho Jesus Cristo.

Cada vez mais me surpreendo quando Maria faz sua aparição em um lugar, para uma pessoa, sempre escolhendo locais significativos para que voltemos usando o instrumental para começar a caminhada. Um local, uma água, um manto; várias crianças, jovens, pessoas adultas e idosas, sendo na sua maioria pessoas da classe pobre, com muita dificuldade em fazer acreditar que o que está acontecendo é verdade e manifestação do céu.

Maria se veste de sol para apresentar o que todos deveriam saber, Jesus Cristo é o nosso Salvador! Aleluia! Aleluia!