Mensagem do Reitor › 04/04/2016

A voz que abençoa

jesus_abrilNeste mês de abril, muitos momentos são celebrados, mostrando o valor e a luta para o essencial. Gostaria de destacar três festas importantes: a primeira é o Dia da Voz, que se comemora no dia 16 de abril; a segundo, o Dia da Primeira Missa no Brasil, celebrada no dia 26 de abril; a terceira é o Dia do Sacerdote, no dia 27 também de abril.

A primeira delas é o Dia da Voz, que nos recorda que cada vez mais devemos ficar atentos às alterações que podem ir acontecendo com a nossa voz, principalmente quem depende dela para o exercício de sua função. Devemos ter o cuidado de, se ela sofre alguma alteração, isso deve ser rapidamente verificado, para que se houver algum problema seja rapidamente tratado. Escolhi esta comemoração pois as duas outras celebrações que acontecem tem muito a ver com ela.

A segunda comemoração é o Dia da Primeira Missa no Brasil. Esta celebração marca a presença religiosa na descoberta do Brasil, assim como a influência da Igreja na colonização deste país. A Igreja carrega os corações de todos com a presença marcante de Jesus Cristo em suas almas, em seu ritmo de vida e proporcionou um cuidado no processo de colonização em que cada um teve seu quinhão de contribuição e de marca na cultura de nosso país.

O terceiro e último momento celebrativo é o Dia do Sacerdote, homem escolhido por Deus para o serviço da comunidade nos vários ambientes onde se encontram as pessoas. Isso indica que ele não só serve à sua comunidade de onde saiu, mas onde a Igreja precisa apresentar o seu Mestre Jesus Cristo. Há ainda muitos rincões onde a Palavra de Deus não chegou e que têm necessidade desses homens para apresentá-la.
A junção dos três momentos do mês mostra a profunda sintonia entre eles. O sacerdote tem como instrumento do seu ministério a voz para o anúncio da Palavra, assim como para as múltiplas bênçãos que realiza, a voz é o seu mecanismo mais eficaz. Para que esse instrumento enriqueça sua missão, a celebração da vida na Eucaristia é essencial, por isso, a primeira atividade depois da descoberta é apresentar a Deus o que temos de melhor, a nossa vida e o que conquistamos.

Hoje, momento em que os meios de comunicação estão muito avançados, a palavra continua necessária. Parece que não se precisa mais dela, pois a escrita e as mensagens são mais eficazes. Não devemos nos iludir com esse formato de comunicação que está cheio de símbolos, deixando a interpretação para o receptor e sua imaginação, que pode não interpretar o verdadeiro conteúdo, mas com a possibilidade de deformá-lo.
Valorize sua voz, o sacerdote de sua comunidade, dando a ele o seu respeito, sua ajuda e seu envolvimento, pois a missão só pode ser plenamente realizada com a presença na junção da missão de cada um. Não deixe também de colocá-lo em suas preces, que o alimenta com suas orações e sua presença amiga. Deixe que ele ocupe um lugar na sua vida agitada. Cuidar é ter presente na lembrança e nas preocupações, agregue-o a elas também.

Pe. Carlos Nascimento