Mensagem do Reitor › 01/03/2020

Campanha da Fraternidade 2020

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

TEMA: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.

LEMA: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lucas 10, 25-37)”.

O OBJETIVO GERAL DA CF 2020: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”.

• O OLHAR SAMARITANO: olhos envolvidos pelo cuidado misericordioso

Para olhar a vida e nela reforçar ou reencontrar o sentido, a Campanha da Fraternidade 2020 indica como referência a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37). Nessa narrativa, Jesus apresenta um olhar indiferente à vida – que vê o sofrimento, mas passa adiante (sacerdote e levita) – e outro que enxerga, permanece e se compromete com aquele que sofre (o olhar samaritano). Não é sentir dó diante da dor alheia, mas, com o sentimento da ternura, reconhecer a dignidade do ferido. Essa atitude é que resgata a imagem e a semelhança divina no rosto de homens e mulheres desfigurados pelo pecado (Gn 1,26). É o sagrado olhar de Jesus que, do alto do madeiro, enxergou, perdoou todos os pecados e nos salvou por Sua misericórdia (Lc 23,34).

• A BACIA DE PILATOS OU A DE JESUS: qual você escolhe?

A conversão provocada pelo anúncio da Boa Nova nos faz escolher a bacia de Jesus e não a de Pilatos. A bacia de Pilatos ele a usou para lavar as mãos, ou seja, tornar-se indiferente à dor do outro. Jesus tornou sua bacia instrumento para lavar os pés dos discípulos, sinal de cuidado e compromisso com o serviço para com o próximo.

• O OLHAR SAMARITANO A PARTIR DA UNIÃO DAS FAMÍLIAS

A pequena comunidade missionária se torna o lugar da reconciliação, do perdão, onde há pessoas que anunciam e constroem a sociedade, embrenhadas pela cultura da ternura pela vida, por isso a pequena comunidade missionária se envolve com os problemas da sua localidade, acompanha aqueles que necessitam do seu auxílio, multiplicando a ação solidária. Sendo agente promotora da cultura do amor que cuida e, por isso mesmo, promove a paz, a comunidade cristã festeja e celebra a sua ação como oferenda preciosa a Deus.

• NOVO OLHAR SOBRE A ECONOMIA MUNDIAL

Entre os dias 26 a 28 de março de 2020, em Assis (Itália), o Papa Francisco vai se reunir com jovens economistas e empresários de todo o mundo para refletir sobre uma nova economia baseada na fraternidade que garanta a justiça misericordiosa para os pobres. Depois, acontecerão em todas as dioceses reflexões sobre os temas destacados na reunião de Assis. Como ponto de encontro de todos os processos reflexivos diocesanos, será realizada a Jornada Mundial dos Pobres na semana que antecede a Festa de Cristo Rei de 2020. Por isso, a Campanha da Fraternidade 2020 nos leva também a refletir sobre a vida, dom e compromisso com os olhos voltados para a Jornada Mundial dos Pobres e todos os desmembramentos que virão a partir dela. Com certeza, a reflexão nas terras franciscanas deverá destacar a triste e vergonhosa situação dos problemas que geram o fenômeno migratório composto de forma densa pelos refugiados