Avisos Paroquiais

Fim da marcação das missas: A partir de 21 de agosto não será mais necessário fazer inscrição para as Santas Missas do Santuário e Comunidades. A entrada será controlada por ordem de chegada, visto que não estamos atingindo o limite de lotação estabelecido pelas autoridades.

Santo do dia › 02/05/2017

Santo Atanásio

Atanásio, bispo de Alexandria, foi o mais vigoroso combatente dos hereges arianos. A heresia ariana negava a divindade de Jesus Cristo.

Atanásio nasceu no Egito em 296. Ainda adolescente foi considerado um dos homens mais inteligentes de Alexandria. Ingressou na Igreja por meio do bispo Alexandre. Embora fosse apenas diácono, Atanásio participou do Concílio de Nicéia, em 325.

Conta-se que os seus discursos empolgantes, com uma argumentação bíblica brilhante e a lucidez de sua doutrina foram essenciais na defesa e manutenção da doutrina cristã. Apontou um por um os erros dos hereges. Atanásio preservou intacta na Igreja esta verdade teológica: Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus.

Quando morreu o bispo Alexandre, tanto o povo como o clero, apontaram Atanásio como seu sucessor. Seu bispado durou quarenta e seis anos recheados de perseguição e sofrimento. Apoiados pelo imperador, os arianos espalharam calúnias incríveis. Atanásio sofreu cinco exílios seguidos, que suportou com paciência e determinação.

Atanásio morreu com setenta e sete anos. É considerado um pilar da fé e declarado doutor da Igreja.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR